A igreja do Coração de Jesus em Fortaleza

Cidade da Criança e Coração de Jesus - 1936A antiga igreja foi construída de 1878 a 1886 pelo Barão de Aratanha (e, segundo outra versão, pela família Albano) e o Bispo de Fortaleza, Dom Luís Antônio dos Santos. A administração e direção espiritual do templo esteve entregue ao Monsenhor Xisto Albano até 1901. Em 1901, com a eleição do Mons. Xisto Albano para bispo do Maranhão, o Sr. Bispo Dom José Vieira convidou os capuchinhos para assumirem o cuidado espiritual desse Santuário. Assim, os Capuchinhos abriram uma residência em Fortaleza, como lugar mais acessível e ponto de apoio para as missões no Ceará.

A primitiva igreja do Sagrado Coração de Jesus, era ampla, tinha o estilo neoclássico. No superiorato de Frei Paulino de Séllere, em 24 de setembro de 1950, foi inaugurado em sua parte traseira um nicho de São Francisco. Em 20 de setembro de 1952 foi inaugurada a ampliação da torre e um relógio nela colocado. A torre não suportou a reforma que recebeu e, em 15 de março de 1957, o velho templo ruiu. Graças a Deus o desabamento aconteceu num horário sem movimento na igreja, não ocasionando vítimas.

Começa a empreitada para construção da nova igreja. A pedra fundamental foi assentada em 15 de janeiro de 1958. Sua construção foi executada por Frei Francisco de Chiaravalle. Vale ressaltar a grande campanha financeira, promovida por Frei Ambrosio M. de Fortaleza, em prol da construção. As Sacras Imagens do Sagrado Coração de Jesus e São Francisco, confeccionadas na Itália e bentas pelo Papa Pio XII peregrinaram por mais de um ano pelo Brasil , desde São Paulo até o Ceará angariando recursos para a construção do novo templo. Assim, em 1961 o novo Santuário do Sagrado Coração de Jesus foi inaugurado e bento solenemente por Dom Antônio de Almeida Lustosa.

Santuário Sagrado Coração de Jesus

Em decreto de 19 de novembro de 1968 foi criada a Paróquia do Sagrado Coração de Jesus, por Dom José Delgado. A Paróquia funcionou por mais de 21 anos de serviço pastoral. Em 31 de dezembro de 1990 o Sr. Arcebispo Cardeal Dom Aloisio Lorscheider assinou a extinção da Paróquia e elevação da Igreja oficialmente à honra de “Santuário”, ficando assim chamado: Santuário Sagrado Coração de Jesus.

Fonte: (Província São Francisco das Chagas dos Capuchinhos do Ceará e Piauí, Breve Histórico, Frei Moisés Siqueira Moraes, Fortaleza, Multigraf, 2000.)