Para viver bem a Semana Santa

Publicado por Agência Paróquia na Net em 30 de março de 2015

A Semana Santa é o grande retiro espiritual da Igreja, convidando os cristãos à conversão e renovação de vida. É a semana mais importante do ano litúrgico, quando se celebram de modo especial os mistérios da paixão, morte e ressurreição de Jesus Cristo.

Semana Santa, Igreja em Fortaleza, Santuário em Fortaleza, Sagrado Coração de Jesus em Fortaleza

DOMINGO DE RAMOS – A celebração desse dia revive a entrada de Jesus em Jerusalém. Os evangelhos relatam que muitas pessoas homenagearam a Jesus, estendendo mantos pelo chão e aclamando-o com ramos de árvores. Por isso hoje os fiéis carregam ramos, recordando o acontecimento. Imitando o gesto do povo em Jerusalém, querem exprimir que Jesus é o único mestre e Senhor.

2ª A 4ª FEIRA – Entre segunda e quarta-feira a Liturgia enfoca a missão redentora de Cristo. Nas comunidades paroquiais, é costume realizarem procissões, vias-sacras, celebrações penitenciais e outras, procurando realçar o sentido da Semana.

TRÍDUO PASCAL – Ponto alto da Semana Santa

É o Tríduo Pascal (ou Tríduo Sacro), que se inicia com a missa vespertina da Quinta-feira Santa e se conclui com a Vigília Pascal, no Sábado Santo. Os três dias formam uma só celebração, que resume todo o mistério pascal. Por isso, nas celebrações da quinta-feira à noite e da sexta-feira não se dá a bênção final; ela só será dada, solenemente, no final da Vigília Pascal.

QUINTA-FEIRA SANTA – Neste dia celebra-se a Instituição da Eucaristia e do Sacerdócio Ministerial. A Eucaristia é o sacramento do Corpo e Sangue de Cristo, que se oferece por inteiro a nós.

De manhã só há uma celebração, a Missa do Crisma e da Unidade, celebrada na Catedral Metropolitana com a presença de todo o Clero, que nesse dia renovam suas promessas sacerdotais. Todos os fiéis devem estar em comunhão especial neste dia.

Na quinta-feira, ao entardecer, acontece a celebração solene da Missa, em que se recorda a Instituição da Eucaristia e do Sacerdócio ministerial. Realiza-se a cerimônia do lava-pés, em que o celebrante revive o gesto de Cristo que lavou os pés dos seus apóstolos. O gesto transmite a mensagem de que o cristão deve ser humilde e verdadeiro servidor.

SEXTA-FEIRA SANTA – A Igreja contempla o mistério do grande amor de Deus pelos homens. Ela se recolhe no silêncio, na oração e na escuta da palavra divina, procurando entender o significado profundo da morte do Senhor. Neste dia não há missa. À tarde acontece a Celebração da Paixão e Morte de Jesus, com a proclamação da Palavra, a oração universal, a adoração da Cruz e a distribuição da Sagrada Comunhão.

Na primeira parte, são proclamados: um texto do profeta Isaías sobre o Servo Sofredor, figura de Cristo, outro da Carta aos Hebreus que ressalta a fidelidade de Jesus ao projeto do Pai e o relato da paixão e morte de Cristo do evangelista São João. Os textos ressaltam a missão salvadora de Jesus Cristo.

A Oração Universal, compreende diversas preces pela Igreja e pela humanidade. Aos pés do Redentor imolado, a Igreja faz as suas súplicas na confiança. Depois segue-se o momento solene e profundo da apresentação da Cruz, convidando todos a adorarem o Salvador nela pregado: “Eis o lenho da Cruz, do qual pendeu a salvação do mundo. – Vinde adoremos”.

E o quarto momento é a Comunhão. Todos revivem a morte do Senhor e querem receber seu corpo e sangue; é a proclamação da fé no Cristo que morreu, mas ressuscitou.

Nesse dia a Igreja pede o sacrifício do jejum e da abstinência de carne, como ato de homenagem e gratidão a Cristo, para ajudar-nos a viver mais intensamente esse mistério, e como gesto de solidariedade com tantos irmãos que não têm o necessário para viver.

VIGÍLIA PASCAL – Sábado Santo é dia de silêncio e de oração. A Igreja permanece junto ao sepulcro, meditando no mistério da morte do Senhor e na expectativa de sua ressurreição. Durante o dia não há missa, batizado, casamento, nenhuma celebração.

À noite, a Igreja celebra a solene Vigília Pascal, a “mãe de todas as vigílias”, revivendo a ressurreição de Cristo, sua vitória sobre o pecado e a morte. A cerimônia nos faz reviver a ação de Deus, a luz e a vida nova que brotam da ressurreição de Cristo.

Não esqueçamos de que “para acompanhar Cristo na Sua glória é necessário que penetremos antes no Seu holocausto e que nos sintamos uma só coisa com Ele, morto no Calvário” (São. J. M. Escrivá).

Frei Francisco Sérgio A. Viana OFMCap.
Reitor do Santuário

+ PAX + ET + BONUM +