Praça do Coração de Jesus, s/n - Centro
contato@santuariosagradocoracaodejesus.com
(85) 3226.2854

Assembleia Geral dos Bispos teve início nesta quarta-feira

Publicado por Agência Paróquia na Net em 6 de abril de 2016

Compartilhe este post no:

Presidente da CNBB deseja que esta assembleia seja um reflexo do rosto misericordioso de Cristo

Até a próxima sexta-feira, 15, acontece em Aparecida, no interior de São Paulo, a 54ª Assembleia Geral da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) com o tema “Cristãos leigos e leigas na Igreja e na sociedade. Sal da terra e luz do mundo”. Cerca de 320 bispos participam do encontro.

54assembelaidosbisdobrasil1-600x300

Nesta quarta-feira, 6, as atividades tiveram início com a Santa Missa presidida pelo presidente da CNBB, Dom Sérgio da Rocha. Logo após a Celebração, os bispos se dirigiram para o Centro de Eventos Padre Vitor Coelho para abertura oficial da assembleia.

Durante a cerimônia de abertura, Dom Sérgio da Rocha agradeceu a presença da imprensa e dos bispos. Também ao início do seu discurso, recordou sobre o Ano da Misericórdia e pediu a luz do Espírito Santo, para que o rosto de Cristo possa brilhar nestes dez dias de encontro.

“A Assembleia se realiza no contexto do Ano da Misericórdia. Esperamos que a Assembleia seja marcada pela misericórdia e que possamos contribuir, com gestos concretos, para que o rosto misericordioso de Deus possa brilhar cada vez mais na Igreja”, afirmou.

Sobre o tema central deste encontro, Dom Sérgio reforçou sobre a participação ativa dos leigos e leigas na missão da Igreja e a importância dos bispos fortificarem estes laços com os cristãos.

“Nós esperamos muito que a Assembleia ajude a valorizar e apoiar, cada vez mais, a vocação e a missão dos leigos e leigas, porque necessitamos muito e não pode haver uma Igreja sem a participação efetiva dos cristãos leigos. Não pode haver sociedade justa e fraterna se os leigos e leigas não forem sal da terra”, destacou o arcebispo.

Ao fim do seu pronunciamento, Dom Sérgio salientou que, durante a Assembleia, serão tratados temas como eleições municipais e a atual realidade sócio-política brasileira.

“No momento da crise, muitos, com razão, voltam seu olhar para Igreja em busca de sabedoria e discernimento. A Igreja, representada pelo episcopado brasileiro, neste ano, de modo especial volta seu olhar para o Senhor Ressuscitado e coloca-se em atitude de diálogo para melhor servir e oferecer a sua contribuição ao povo brasileiro”, reforçou o presidente da CNBB.

Depois deste momento aberto para a imprensa, os bispos deram início aos trabalhos da primeira plenária. Em outro momento, às 15h, acontecerá uma coletiva de imprensa com o Arcebispo de Mariana (MG), Dom Geraldo Lyrio Rocha; e o Bispo de Campos (RJ), Dom Roberto Francisco Ferrería Paz, onde apresentarão à imprensa os temas abordados no primeiro dia da assembleia.

Fonte: noticias.cancaonova.com