Os frades Capuchinhos e o Santuário

Desde 1901 os Frades Capuchinhos estabeleceram-se em Fortaleza. Tratava-se dos Frades da Missão da Província da Lombardia (Itália), tendo o Maranhão como sede e centro de irradiação do trabalho Missionário desde o norte do Brasil. No Ceará, encontraram um campo religioso favorável, chegados a Canindé no final do Século XIX e fixando-se em Fortaleza em 1901, assim como logo após em Messejana, onde se construiria um profícuo Seminário Seráfico anos depois.

Assumiram então a Igreja do Coração de Jesus, entregue pela Diocese e das mãos do recém-ordenado Bispo Dom Xisto Albano, nomeado para a Diocese do Maranhão. Uma residência para os frades foi providenciada na Boulevard Duque de Caxias, assim como também os Capuchinhos foram marcando seu trabalho missionário no campo da educação, especialmente cristã, fundando o Colégio Pio X. Junto a isso surge tambémo trabalho social da Liga do Pão de Santo Antônio, trabalho este de auxílio espiritual e material aos mais carentes.

A igreja e Santuário Sagrado Coração de Jesus foi sempre marcada pela presença forte de grandes missionários, desde italianos até os nativos que se formavam nas mesmas fileiras seráficas. Apenas citando um exemplo do início, Frei João Pedro de Sexto São João, grande missionário e Superior Regular da Missão na época da chegada dos capuchinhos a Fortaleza, doou sua vida em suas viagens e preocupações com a Missão e aqui veio a falecer. Frei João Pedro fundara a Congregação das Irmãs Missionárias Capuchinhas e, hoje, seu processo de Canonização ressalta suas virtudes heroicas no Seguimento de Cristo.

Nas fases da história do Santuário ressaltamos que em decreto de 19 de novembro de 1968 foi criada a Paróquia do Sagrado Coração de Jesus, por Decreto de Dom José Delgado. A Paróquia funcionou por mais de 21 anos de serviço pastoral. Em 31 de dezembro de 1990 o Sr. Arcebispo Dom Aloisio Cardeal Lorscheider assinou a extinção da Paróquia e elevação da Igreja oficialmente à denominação de “Santuário”, ficando assim chamado: Santuário Sagrado Coração de Jesus.Sendo assim, o território paroquial foi reintegrado à Paróquia de Nossa Senhora do Carmo, também no centro de Fortaleza.

Desde que a igreja passou a denominar-se Santuário Sagrado Coração de Jesus até o presente, temos a seguinte lista de Reitores: Frei Manoel Pereira;

• Frei Demétrio Fernandes;
  • Frei Edmilson Vieira;
  • Frei Pacífico Holanda;
  • Frei João Alberto de Araújo;
  • Frei Raimundo Ferreira de Matos;
  • Frei José Nilto Pereira;
  • Frei Francisco Sérgio A. Viana.