Praça do Coração de Jesus, s/n - Centro, Fortaleza - Ceará | Fone: (85) 3226.2854

Santuário Sagrado Coração de Jesus Fortaleza - Ceará

100 anos das aparições de Nossa Senhora de Fátima

quarta-feira, 17 de maio de 2017

Meus irmãos e minhas irmãs o mês de maio sem duvidas é um mês, diferente, especial, mês das mães, mês de Maria principalmente neste neste ano em celebra-se os 100 anos das aparições da virgem de Fátima.

Foi na cidade de Fátima, em Portugal que aconteceu essas aparições onde três crianças, Lucia de Jesus Santos, com 10 anos e  seus primos Francisco Marto de 9 anos e Jacinta Marto de 7 anos, viram Nossa Senhora.

Tudo ocorreu no ano de 1917. Sete aparições da virgem Maria as três crianças, sempre no dia 13 de cada mês. A primeira aconteceu no dia 13 de maio. Lucia via e conversava com Nossa Senhora de Fátima. Francisco apenas via mas, não ouvia os diálogos. Jacinta via e ouvia, mas não falou com Nossa Senhora de Fátima.

Uma síntese da História de Nossa Senhora de Fátima

Ao aparecer Nossa Senhora as três crianças assim elas descreveram a visão: Parecia ter aproximadamente 18 anos a Senhora, cercada por uma claridade fulgurante, seu vestido era de era branco puríssimo,  o manto ornado de ouro, lhe cobrindo a cabeça e grande parte do corpo. Seu rosto sobrenatural e divino, estava tranquilo e grave, com uma sombra de tristeza. Nas mãos, trazia uma cruz de ouro com um terço em contas semelhantes a pérolas, e de seu corpo, principalmente do rosto emanavam feixes de luz, de uma beleza inexplicável.

No principio se assustaram as crianças, mas a Virgem logo as tranquilizaram, falando para não terem medo, pois ela era do Céu. Nossa Senhora pediu para rezarem o terço todos os dias, para alcançarem a paz e o fim da guerra. Para que se entenda esse pedido em especial é preciso dizer que a mensagem de Fátima é uma mensagem de conversão e arrependimento.

A Virgem insiste na oração do terço. Também falou que o comunismo só cairia depois de muita oração. E assim aconteceu. A oração e a Igreja, através do Papa João Paulo II desempenharam papel decisivo na queda do muro de Berlin e, por consequentemente, do comunismo.

As crianças de Fátima sofreram perseguição. Nelas ninguém acreditava. Somente 50 pessoas estavam presentes na segunda aparição para tentar ver alguma coisa. Depois, os poderes públicos fizeram grandes perseguições as crianças. Foram presas na delegacia de Fátima, porém, jamais negaram as aparições.

A Oração de Nossa Senhora de Fátima. Em uma das aparições, Nossa Senhora ensinou esta oração para as crianças. Ela foi incluída na reza do Rosário: “Quando rezarem o terço, digam após cada mistério; ó meu Jesus, perdoai-nos, livrai-nos do fogo do inferno, levai as almas todas para o Céu, principalmente aquelas que mais precisarem”.

Após a terceira aparição o povo começou a acreditar, e cada vez mais se chegavam mais pessoas, sendo  mais de trinta mil na última aparição.

O Milagre de Nossa Senhora de Fátima. Na sexta aparição, A Virgem Santíssima falou a Lucia que naquele lugar, com o dinheiro das doações, deveria ser erguida uma capela com o nome de  Nossa Senhora do Rosário. E quando ela se levantava suavemente para partir, o sol  surgiu entre as nuvens como um grande disco prateado, brilhando muito, mas sem cegar as pessoas. Depois começou a girar e suas bordas se tornaram avermelhadas e espalhando raios de fogo, de tal forma que sua luz refletia nas pessoas, nas árvores, sendo vista até quarenta quilômetros de distância do local das aparições.

Três vezes o sol girou e se precipitou sobre a terra, e todos ficaram com medo e começaram pedir perdão para Deus. O milagre durou cerca de dez minutos. Depois desses acontecimentos, a devoção a Nossa Senhora do Rosário de Fátima, cresceu e se difundiu para todo o mundo, e hoje, em seu grande santuário, todos os que lá chegam vão fazer seus pedidos, agradecimentos e orações.

Frei Renê
Reitor do Santuário