A Missão

segunda-feira, 17 de outubro de 2016

No mês de outubro nosso olhar e nossa reflexão se volta para a missão, ou para a experiência missionária que somos chamados a fazer no seguimento a Jesus Cristo. Mas o que significa a palavra missão? Entre tantos significados poderíamos dizer que: “ é um encargo, uma incumbência, um propósito, é uma função específica que se confere a alguém para fazer algo, é um compromisso, um dever, uma obrigação a executar.”

Missão para nós cristãos significa anunciar a Boa Nova transformadora, o Evangelho por meio da Igreja. Assim sendo, o missionário é aquele que propaga a fé. Que anuncia a mesma em diversos lugares.

Muitas vezes por não compreendermos o significado da palavra missão, não damos o verdadeiro valor aquilo que nos propõe esse mês missionário.  Missão vem de uma palavra latina (missio, – onis), que quer dizer “enviar”. Por isso, somos designados a levar, comunicar uma mensagem, faze-la compreensivel a todos. Diz-nos o Senhor: “Toda a autoridade foi dada a mim no céu e sobre a terra, vão e façam com que todos os povos se tornem meus discípulos, batizando-os em nome do Pai, do Filho, e do Espírito Santo’”. (MT 28,18-19).

Ao longo do tempo muitos homens e mulheres se destacaram na história da Igreja tornaram-se santos porque deixaram se iluminar pelo Evangelho e abraçaram com perseverança a missão que o Senhor lhes confiou. Dentreestes queria lembrar São Francisco De Assis que ao compreender a palavra do Senhor se tornou obediente e colocou-se  radicalmente e totalmente disponivel aoserviço do Evangelho. Viveu aquilo que Cristo ensinou, depois, nos ensinou o que é pobreza evangélica, amor, caridade, vida em fraternidade.

Ao olhar para o Santo de Assis podemos ver nitidamente o que é ser um verdadeiro discípulo e missionário do Senhor. Por isso, a Igreja legítima missionária do Senhor, nos convoca a uma intensa reflexão, sobretudo neste mês de outubro, sobre esse “mandado” de Jesus, para que sejamos autênticos  missionários, ajudando a difundir o Evangelho e os ensinamentos deixados por ele através da Igreja. Portanto, rezemos sempre pelas missões no mundo. Nos coloquemos em oração, pois este é o primeiro passo para sermos verdadeiros missionários da Igreja de Cristo.

Frei Francisco Renê Tomaz Bezerra, OFMCap
Reitor.