A Quaresma

quinta-feira, 2 de março de 2017

Estimados irmãos e irmãs. Paz e Bem!

A quaresma é o tempo litúrgico que nos prepara para a páscoa do Senhor. É de conversão, É um convite para nos arrepender de nossos pecados, de criarmos uma nova mentalidade para sermos uma nova pessoa e poder viver mais próximos de Cristo.

A Quaresma tem a duraçao 40 dias; inicia-se na Quarta-feira de Cinzas e conclui-se no Domingo de Ramos. Ao longo deste tempo, sobretudo na liturgia dominical, fazemos um esfoço para recuperar a caminhada de verdadeiros fiéis que seguem a Jesus Cristo.

Neste tempo a cor liturgica que predomina é o roxo, que significa luto e penitência. É um tempo penitencial, de reflexão, de conversão e preparação para o mistério pascal.

Na Quaresma, somos convidados por Cristo a mudar de vida. Por meio da Igreja somos convidados a viver o caminho quaresmal através da escuta Palavra de Deus, da oração, da partilha com o próximo na prática da caridade.

Portanto, neste este é o tempo do perdão e da reconciliação. Cada dia, durante a nossa breve ou longa existencia nesse mundo, devemos retirar de nosso coração o ódio, o rancor, a inveja, as vaidades que se opõem a nosso amor a Deus e aos irmãos. Na Quaresma, aprendemos a olhar melhor para Cruz de Jesus e a fazer uma experiencia de cruz, o que nos possibilita a aprendemos também a tomar nossa cruz com alegria e assim chegarmos a glória da ressurreição.

Frei Renê Tomaz
Reitor do Santuário