Praça do Coração de Jesus, s/n - Centro, Fortaleza - Ceará | Fone: (85) 3226.2854

Santuário Sagrado Coração de Jesus Fortaleza - Ceará

A Virgem do Carmo

quarta-feira, 12 de julho de 2017

Meus irmãos e minhas irmãs. Paz e Bem! Neste mês de julho, no dia dezesseis especificamente celebramos uma das mais antigas devocão, a Virgem Maria. A Virgem do Escapulário. Esta devoção começou no seculo XII, com a formação de um grupo de eremitas no monte Carmelo, na palestina, na Terra Santa, dando assim inicio a um modo de vida simples e despojado próximo da fonte de Elias. Daí a palavra Carmo que faz referência ao monte do Carmo ou Carmelo como é mais conhecido.

O profeta Elias é venerado com muita estima pela Ordem do Carmo, é o seu patriarca e a Maria Santíssima venerada com o titulo de Virgem do Carmo. Devido ao lugar esse grupo recebeu o nome de carmelitas. Para a Virgem do Carmo ou do Monte Carmelo foi feita uma capela pelos eremitas. Algum tempo depois os eremitas foram para a Europa para longe da perseguição dos muçulmanos.

Com a expulção dos carmelitas de Israel a devoção a Virgem do Carmo começou a se espalhar pela Europa. E logo no começo da colonização da América chegou por aqui, sendo conhecida em todos os lugares. Com o passar do tempo foram sendo muitas capelas, Igrejas e ate catedrais em honra da Virgem do Carmo.

Vivia na Inglaterra um dos mais piedosos carmelitas, São Simão. Ao ver a perseguição sofrida pela Ordem dos Carmelitas chegando a quase desaparecer da face da terra, ele sofria muito e pedia ajuda a Nossa Senhora do Carmo. Esta prece feita por São Simão e rezada ainda hoje pelo carmelitas é a seguinte: “Flor do Carmelo, vide florida. Esplendor do Céu. Virgem Mãe incomparável. Doce Mãe, mas sempre virgem. Sede propícia aos carmelitas. Ó Estrela do mar.

A virgem Santíssima, cercada de anjos, apareceu para São Simão, deu-lhe o Escapulário dizendo: Recebe, amado filho, este escapulário de tua ordem, sinal do meu amor, privilégio para ti e para todos os carmelitas. Quem morrer com ele não se perderá. Ele será um sinal da minha aliança, amparo nos perigos, aliança eterna de paz e amor. Depois desse acontecimento, desse milagre, o escapulário começou a fazer parte do hábito dos carmelitas.

Depois que a Virgem Maria apareceu a São Simão, a Ordem Carmelita começou a florecer em toda a Europa, um grande milagre. A palavra escapulário vem do latim, escápula e quer dizer armadura, ou seja, proteção.

O escapulário é uma forma de devoção a mãe de Jesus. Usar o escapulário expressa sinal confiança em Nossa Senhora do Carmo. Aquele que o usa, recebe proteção e as graças da Virgem Do Carmo. Nossa Senhora do Carmo, rogai por nós e protegei-nos!

Frei Renê Tomaz
Reitor do Santuário do Sagrado Coração de Jesus