Praça do Coração de Jesus, s/n - Centro, Fortaleza - Ceará | Fone: (85) 3226.2854

Santuário Sagrado Coração de Jesus Fortaleza - Ceará

Advento

quinta-feira, 14 de dezembro de 2017

“FAÇA-SE EM MIM SEGUNDO A TUA PALAVRA”

Meus irmãos e minhas irmãs. Paz e Bem!

“Advento” é uma palavra que vem latim e significa “chegada”, “aproximação”, “vinda”. Otempo do Advento no Ano Litúrgico é um período de preparação para a o Natal de Jesus, para segunda maior festa cristã.

De modo especial celebramos neste tempo, duas verdades de nossa fé: O nascimento de Jesus (sua primeira vinda) e a Parusia isto é a (segunda vinda de Jesus). Neste sentido, a Igreja festeja a chegada do Filho de Deus no meio da humanidade (aspecto histórico) e também vive clima de alegre expectativa da segunda vinda d’Ele, em poder e glória, num dia e hora que não sabemos (aspecto escatológico).

Sobre a estrutura deste tempo podemos dizer que o Advento não tem um número definido de dias e está sujeito sempre a solenidade do Natal. Começa na tarde do primeiro domingo depois a Solenidade de Cristo Rei e se expande até o momento que antecede à tarde do Natal. O advento possui quatro semanas,assim sendo, quatro domingos celebrativos.

O terceiro domingo do Advento chama-se de domingo da alegria ou (gaudete, em latim) devido a antífona de entrada da missa que diz: “Alegrai-vos sempre no Senhor”, revelando a alegria pela celebração do Natal que se aproxima. O Advento é dividido em duas partes. A primeira, vai até o dia 16 de dezembro, é assinalada pela espera alegre da segunda vinda do Senhor. A segunda, os dias que precedem o Natal, evidencia-se pela rememoração sobre o nascimento de Jesus em Belém.

Na celebração do advento destacam-se dois personagens bíblicos: a Virgem Maria e João Batista. Maria porque foi escolhida por Deus para ser a mãe do Salvador, e João Batista porque foi o precursor do Messias. A virgem Santíssima torna-se modelo do coração que sabe receber a Palavra e gerar Jesus. E João Batistaé modelo de uma vida que sabe esperar nas promessas de Deus, anunciar e preparar a chegada da salvação. Em ambos se manifestam a concretização da esperança messiânica judaica e a anunciação da plenitude dos tempos.

No Advento sua espiritualidade é marcada por algumas dimensões básicas:  preparar-se para receber o Cristo; a oração e vivência da esperança cristã. A preparar-se para receber o Senhor acontece na vivência da conversão e da ascese. Precisamos ter um olhar atento sobre nós e a realidade que nos circunda e nos esforçarmos para correspondermos com a ação do Espírito de Deus que quer restabelecer todas as coisas.

O modo como nos relacionamos com o nosso corpo e os nossos afetos, com nossos parentes e pessoas próximas, nossa participação na vida eclesial e social devem ocupar o centro de nossa atenção. A preparação para celebração do Natal exige uma confissão sacramental bem feita e umadeterminaçãoconsistente de renovação interior.

Que o Senhor nos ajude na sua bondade misericórdia a nos preparamos bem para sua vinda entre nós. Assim seja.

Frei Renê Tomaz
Reitor do Santuário