Louvado sejas meu Senhor!

Publicado por Agência Paróquia na Net em 14 de julho de 2015

Assim começa a Carta Encíclica “Laudato Sí” do Papa Francisco, propondo ser uma reflexão a toda pessoa humana sobre o cuidado com o planeta, a nossa casa comum. Deixo aqui meu incentivo aos internautas de poderem fazer esta boa leitura no início deste segundo semestre de 2015.

A segunda metade do ano, sempre cheia de atividades, nos deixa sempre a impressão de que o tempo corre mais rápido. Lembro aqui atividades em nível Arquidiocesano, assim como em nível Provincial, isto é, para nós capuchinhos.

A Arquidiocese, na Celebração do Ano Jubilar (100 Anos de criação) continua com as celebrações fortes: 15 de agosto a partir das 14h, com missa no Santuário de Nossa Senhora da Assunção, na Barra do Ceará e em seguida a grande Caminhada com Maria; 19 e 20 de setembro acontecerá o Simpósio Arquidiocesano do Ano da Caridade; assim continuam as atividades até o Encerramento do Ano Centenário previsto para novembro p.f.

Na Província São Francisco das Chagas vivemos o Ano Capitular, isto é, preparamo-nos para celebrar o Capítulo Provincial, em dezembro do corrente ano. O Capítulo é a Assembleia Geral Ordinária da Província que elege o Ministro Provincial e seu Conselho por um mandato de três anos. Decorre daí uma possível reestruturação dos cargos e funções nas casas da Província.

Nosso ritmo fraterno para o semestre 2015.2 é marcado pelas atividades: a) 27 a 31 de julho, Retiro Provincial dos frades; b) 02 de agosto, dia do Perdão de Assis; c) 08 a 11- Tríduo Preparatório e dia de Santa Clara de Assis; d) 20 a 23 de Setembro, Tríduo e dia de São Pio de Pietrelcina; e) 24 de setembro a 04 de outubro: Novenário e dia de São Francisco de Assis; g) 26 a 29 de outubro: Tríduo em honra a São Miguel Arcanjo; além das atividades de fim de ano, que como vemos dão um ritmo bem mais acelerado ao semestre.

Corramos, portanto, com a prudência de não perder de vista o ponto de partida, e sem esquecermos onde queremos chegar. As atividades nos ajudem a perceber que oferecemos uma parte de nossa vida a Deus e à evangelização. E que o bom Senhor nos ajude a fazermos bem aquilo a que nos propomos. Agradecimento de coração a todos os que fazem o Santuário Sagrado Coração de Jesus (frades, agentes de pastoral, dizimistas, benfeitores e fiéis em geral que se ligam afetivamente a nosso trabalho). Bom semestre!

Frei Sérgio Viana
Reitor do Santuário Sagrado Coração de Jesus.