Mensagem de Natal

Publicado por Agência Paróquia na Net em 23 de dezembro de 2019

Aos, fieis que frequentam o Santuário, benfeitores, voluntários, funcionários, amigos e a todos que nos acompanham nas redes sociais.

Queridos irmãos e irmãs
Paz e bem!

Ao celebrarmos o Natal, a grande “festa cristã”, não estamos apenas recordando um fato passado, mas sim atualizando para hoje essa realidade de Salvação. Ao recordarmos que Jesus Cristo nasceu historicamente e que Ele virá um dia escatologicamente, queremos aprofundar o nosso encontro com Ele no tempo que se chama hoje. Ele, que é verdadeiramente Deus e verdadeiramente homem, tornou-se a nossa “ponte” de encontro. Ele é o Pontífice que nos leva a caminhar para a união com a Trindade, e nos traz a vontade de Deus para que vivamos segundo os planos do Pai.

Celebramos o nascimento de Cristo, Deus infinito que se fez um de nós, assumindo nossa humanidade e nascendo numa gruta da periferia de Belém, demonstrando a simplicidade, pois, celebrar o mistério da encarnação de Jesus é acolher os mais pobres, os mais necessitados, nas suas mais diversas faces presentes em nossas comunidades, pastorais e sociedade.

Ora, meus irmãos e irmãs, só quem oferece Natal aos outros pode ter Natal para si, Natal de verdade. Que os gestos de entrega, de ajuda aos que nos foram confiados, pela missão, desperte sempre em nós, atitudes de solidariedade, partilha e amor fraterno, não só neste tempo, mais durante toda a nossa existência.

Não esqueçamos que a verdadeira alegria das Boas Festas está na dedicação generosa da acolhida indiscriminada a todos, proporcionando um esquecimento pessoal: “é preciso que eu desapareça para que o Cristo cresça”.

Haverá “Festa Cristã” se o outro for o centro das nossas atenções e da nossa missão de servir, vencendo comodidades e visão egoísta, a exemplo de Deus que fez de nós o centro de sua Criação e ofereceu-nos Seu Único Filho para nos resgatar.

Haverá “Festa Cristã” se soubermos perder nosso tempo com aquele/aquela que é a peça mais importante do nosso papel de cristãos. De modo especial os que generosamente se oferecem a serviço da Igreja, junto às pastorais, movimentos e associações. Também aqueles idosos e doentes que fazem parte das nossas comunidades e de nossa assistência. As crianças e famílias que são as razões de nossa catequese e comunidade.

Portanto, caríssimos, haverá “Festa Cristã” se deixarmos com que Jesus nasça no melhor dos presépios, que é o nosso coração, e, neste ano da graça do Senhor, queremos com mais confiança aderir de alma e coração à pessoa de Jesus; gerando em nós a paz interna, para que sejamos sujeitos da Paz e do Bem para todos.

Não esqueçamos que O Natal é também a especial festa da família. Tudo o que possamos fazer para reforçar os laços familiares será humanamente louvável e agradável a Deus, que Se fez a nossa família pelo seu nascimento. Em alta voz proclamemos: “Glória a Deus nas alturas e paz na terra aos homens que Ele ama”. Desejo a você e toda sua Família: Um santo Natal e um feliz e abençoado Ano Novo repleto de grandes bênçãos e realizações.

Frei Alexandre Veloso, OFMCap.
Reitor do Santuário Sagrado Coração de Jesus