Mensagem de Páscoa

Publicado por Agência Paróquia na Net em 26 de março de 2016

Páscoa é a passagem da morte para a vida por obra de Deus. Na solenidade da Páscoa, que se estende por 50 dias, a Igreja celebra a Páscoa de Cristo e dos cristãos, ou a páscoa dos cristãos na páscoa de Cristo.

Por sua morte e ressurreição, Jesus vence o pecado e a morte: aquele que os ímpios fizeram perecer, suspendendo-o ao madeira.

Para os cristãos, a Páscoa tem o propósito de lembrar a salvação em Cristo e da redenção do pecado e da escravidão a Satanás, pois Jesus foi crucificado na Páscoa, como cordeiro pascoal (1 Co 5.7), que liberta do pecado e da morte todos aqueles que nele creem. Para nós cristãos a Páscoa é a celebração da ressureição de Jesus Cristo. A Páscoa é um fundamento da fé cristã.

Nós celebramos a Páscoa de maneira festiva e feliz pois ela simboliza a esperança e a vida nova em Cristo. A ressureição de Cristo é para nós cristãos uma esperança viva dada por Deus aos homens.

A Páscoa é um símbolo vivo da superação, da revelação de que o espírito transcende a matéria. Fazer consciência do verdadeiro significado da Páscoa é uma maneira de encontrarmos forças para superar os obstáculos da vida, as fragilidades do espírito humano e deixar que o Cristo que habita dentro de cada um de nós possa ressuscitar todos os dias de nossa vida. É comum nos dias de hoje nos identificarmos com os problemas de nossa vida e da vida dos irmãos e irmãs que nos rodeiam, muitas vezes nos esquecemos que os maiores problemas não são materiais, mas sim espirituais.

Os cristãos já ressuscitaram com Cristo. Já morreram e sua vida está escondida com Cristo em Deus: “Ouando Cristo, que é a nossa vida, se manifestar, então vós também sereis manifestados com ele em glória” (cf. Cl 3,1-4).

Por Cristo morto e ressuscitado os cristãos também já morreram ao pecado e vivem uma vida nova. Esta participação do cristão na morte e ressurreição de Cristo chamamos mistério pascal.

Eis a sublimidade da vida cristã: viver constantemente este mistério pascal, procurando as coisas do alto, onde Cristo está assentado à direita de Deus. A celebração da Páscoa anual comemora e assim torna presente a páscoa de Cristo acontecida uma vez na história e a páscoa dos cristãos, que tem seu início na fé em Cristo celebrada no batismo.

Em nome dos frades capuchinhos desejo a todos os fiéis, amigos que frequentam o nosso santuário votos de uma feliz e santa páscoa.

Frei Rene Tomaz
Reitor do Santuário Sagrado Coração de Jesus