Mensagem do Frei Rene para a Quaresma

Publicado por Agência Paróquia na Net em 5 de março de 2016

frei-rene-santuario-sagrado-coracao-de-jesus-fortalezaA Quaresma dura 40 dias; começa na Quarta-feira de Cinzas e termina no Domingo de Ramos. Ao longo deste tempo, sobretudo na liturgia do domingo, fazemos um esfoço para recuperar o ritmo e estilo de verdadeiros fiéis que devemos viver como filhos de Deus.

O tempo quaresmal é propício e oportuno para o cristão buscar a Misericórdia divina e tornar-se, de fato, discípulo do Senhor. Para lembrar que temos obrigação, enquanto cristãos, de sermos amorosos misericordiosos com os nossos irmãos. A oração, a penitência, o jejum e a esmola são meios para se alcançar os objetivos da Quaresma.

A quaresma é o tempo litúrgico de conversão, que a Igreja marca para nos preparar para a grande festa da Páscoa. É tempo para nos arrepender dos nossos pecados e de mudar algo de nós para sermos melhores e poder viver mais próximos de Cristo.

Assim sendo, é o tempo do perdão e da reconciliação fraterna. Cada dia, de nossa caminhada durante a vida, devemos retirar de nossos corações o ódio, o rancor, a inveja.

Na Quaresma, aprendemos a conhecer e apreciar a Cruz de Jesus. Com isto aprendemos também a tomar nossa cruz com alegria para alcançar a glória da ressurreição. Feliz e Santa Quaresma!

Frei Fco. Renê Tomaz Bezerra, OFMCap
REITOR