O Tempo Quaresmal

segunda-feira, 5 de fevereiro de 2018

Meus queridos irmãos e irmãs

A Quaresma é um período de graça, um tempo oportuno, onde Deus manifesta. Neste tempo duas características relevantes, que precisam ser observadas: a primeira seria: Olhar para Jesus; e a segunda a Conversão.

Neste tempo penitencial, somos conduzidos pela Igreja a estar com Jesus em seus últimos momentos de vida e juntamente com Ele compreendermos, o que é o amor e a misericórdia. Várias vezes, o Senhor vai se mostrando como o rosto misericordioso do Pai, realizando em si até as últimas consequências a vontade do Pai, que é salvação da humanidade. A quaresma é um caminho de subida, não somente até Jerusalém, mas até o amor de Jesus que se eleva ao máximo na cruz.

Muitas vezes, o Senhor vai anunciar sua Paixão dizendo que o Filho do Homem deve sofrer muito, que a rejeição e a morte são consequências de sua missão, porém, no terceiro dia ressuscitará. Percebemos nesses anúncios também a vontade do Senhor dar a própria vida. Aqui está a sua disponibilidade em dar até a própria vida pela salvação de muitos.

Quaresma é também conversão, de criar uma nova mentalidade avaliar a experiência de vida, de fé. Tudo converge, aponta, para isso nesse período: a liturgia, os cânticos, as orações. É tempo de olhar com profundidade para tudo em nós, como estamos vivendo, como acontece a nossa existência: nossos relacionamentos em família, no trabalho, na sociedade, no relacionamento com Deus.

Mas não esqueçamos que Quaresma é tempo também de perdoar. Isaías nos diz no capítulo 30, 18: “Em vista disso, o Senhor espera a hora de vos perdoar. Ele toma a iniciativa de mostrar-vos compaixão, pois o Senhor é um Deus justo felizes os que nele esperam”.

É um tempo oportuno para receber graça na sua vida. É o próprio Jesus quem toma a iniciativa de nos mostrar a misericórdia. É tempo de buscar a confissão, o perdão, tudo favorece a nossa conversão. Por isso, não podemos perder tempo.

Desejo a todos um tempo quaresmal fecundo no amor misericordioso de Jesus e a tão desejada conversão aconteça verdadeiramente para que unidos ao Senhor possamos ser sal e luz no mundo e na missão que ele nos confiou.

Em Cristo Jesus,
Frei Fco. Renê Tomaz Bezerra, OFMC