Os servidores da Palavra

Publicado por Agência Paróquia na Net em 1 de setembro de 2015

A vida da Igreja é marcada pela presença de Deus que caminha conosco em todos os momentos, reconhecida pelo povo de Deus a caminho. A Sagrada Escritura no Antigo Testamento atesta o reconhecimento do povo para com seu Deus, Aquele que o cria à sua imagem e semelhança, dá dignidade, mesmo quando peca, liberta e caminha à sua frente na história. Em Jesus, temos a Revelação plena, a Palavra que se faz Carne e habita entre nós.

O mês de setembro, como mês da Bíblia é marcado por esta percepção mais forte do Deus-Palavra. Muitas comunidades celebram o mês com Estudos, Círculos e Jornadas Bíblicas, ou ao menos ressaltam nas celebrações esta presença viva de Deus na Sagrada Escritura, vivida, amadurecida na história concreta, contextualizada e atualizada no presente.

A vida do Santuário do Sagrado Coração de Jesus durante o mês de setembro, por ser uma igreja franciscana, é marcada pelo exemplo dos santos que viveram de forma clara a Palavra de Deus até ao ponto de sentirem no próprio corpo as marcas do sofrimento de Cristo, a Palavra Encarnada. Ressaltamos o testemunho de vida de São Francisco de Assis e São Pio de Pietrelcina, dois estigmatizados pela Paixão de Cristo.

No dia 17 de setembro celebra-se a Festa da Impressão dos Estigmas de Nosso Pai São Francisco de Assis, quando no ano de 1224 recebeu as chagas de Nosso Senhor Jesus Cristo em seu corpo, no Monte Alverne. O dia da Festa litúrgica dos Estigmas de São Francisco é também o dia do Aniversário da Província São Francisco das Chagas do Ceará e Piauí, que tem sua sede no Convento Sagrado Coração de Jesus. Confira a programação no site clicando aqui.

Outro momento de graças neste mês é o tríduo festivo de São Pio de Pietrelcina, santo franciscano capuchinho que viveu com muita intensidade a vida de Cristo, manifestando os dons de Deus desde tenra idade. Como sacerdote recebe as chagas de Cristo e convive santamente com suas dores até o fim de sua vida. O dia de sua memória litúrgica é o dia 23 de setembro, antecedido de um tríduo festivo em nosso Santuário.

Coroamos o mês de setembro com o início da festa de São Francisco de Assis, a partir do dia 24 até o dia 04 de outubro. Queremos ressaltar o quanto vemos Cristo nestes santos, através destas festas litúrgicas. E olhando para suas vidas transformadas, podemos bem compreender São Paulo quando diz: “Fui crucificado com Cristo. Assim, já não sou eu quem vive, mas Cristo vive em mim. A vida que agora vivo no corpo, vivo-a pela fé no filho de Deus, que me amou e se entregou por mim” (Gál 2,20).

Participe conosco e viva bem o mês da Bíblia!

Frei Sérgio Viana, Reitor.