Santuário Sagrado Coração de Jesus – 25 Anos

Publicado por Agência Paróquia na Net em 4 de dezembro de 2015

Desde 1901 os Frades Capuchinhos estabeleceram-se em Fortaleza. Tratava-se dos Frades da Missão da Província da Lombardia (Itália), tendo o Maranhão como sede e centro de irradiação do trabalho Missionário desde o norte do Brasil. No Ceará, encontraram um campo religioso favorável, chegados a Canindé no final do Século XIX e fixando-se em Fortaleza em 1901. Assumiram então a Igreja do Coração de Jesus, entregue pela Diocese e das mãos do recém-ordenado Bispo Dom Xisto Albano, nomeado para a Diocese do Maranhão.

Nas fases da história do Santuário ressaltamos que em decreto de 19 de novembro de 1968 foi criada a Paróquia do Sagrado Coração de Jesus, por Dom José Delgado. A Paróquia funcionou por mais de 21 anos de serviço pastoral.

Em 31 de dezembro de 1990 o Sr. Arcebispo Dom Aloisio Cardeal Lorscheider assinou a extinção da Paróquia e elevação da Igreja oficialmente à denominação de “Santuário”, ficando assim chamado: Santuário Sagrado Coração de Jesus.

:: Confira a programação do Jubileu de Prata do Santuário Clicando aqui

Eis a relação dos Reitores nestes 25 Anos do Santuário Sagrado Coração de Jesus: Frei Manoel Pereira; Frei Demétrio Fernandes; Frei Edmilson Vieira; Frei Pacífico Holanda; Frei João Alberto de Araújo; Frei Raimundo Ferreira de Matos; Frei José Nilto Pereira; Frei Francisco Sérgio Albuquerque Viana.

Manifestamos nosso agradecimento a todo o povo de Deus da querida Fortaleza de Nossa Senhora da Assunção pela confiança no trabalho dos Frades Capuchinhos. Juntos, fazemos o Santuário Sagrado Coração de Jesus – “Lugar da Misericórdia no Centro da Cidade”.

Frei Francisco Sérgio Albuquerque Viana
Reitor