Praça do Coração de Jesus, s/n - Centro
contato@santuariosagradocoracaodejesus.com
(85) 3226.2854

São Francisco e a Palavra de Deus

Publicado por Agência Paróquia na Net em 5 de setembro de 2016

Compartilhe este post no:

Todos os anos, no mês de setembro temos a oportunidade para refletirmos um pouco sobre a importância da Palavra de Deus em nossa vida de batizados. Para todos os batizados do Brasil, torna-se um período de propagação e aperfeiçoamento, de oração e de anuncio da Palavra de Deus.

Por isso, temos que agradecer a Deus pelos exegetas, sejam eles  padres, religiosos e leigos especialistas da bíblia que entregaram ou entregam suas vidas ao estudo das mensagens bíblicas, para viver melhor o chamado de Deus e para ajudar tantos irmãos e irmãs a entender e a dialogar com o Senhor, e a tornarem-se o profetas em nossos dias.

A experiência  de São Francisco de Assis aprofundou-se no encontro com Deus por meio da  sua Palavra. Nos seus escritos e no testemunho daqueles que estudaram este grande Santo, captamos sua dedicação em compreende-la  e vive-la na sociedade de seu tempo.

 “Um retorno radical ao Evangelho” foi o que desejou e sem medir forças apresentou-o como proposta. Radical, porque quis ir à fonte primeira do amor; fez opção pelo essencial, assim sendo,  interiorizou a Palavra de Deus em seu coração, colocando-a em prática.

A chamada regra Não Bulada,  contém  24 capítulos é cheia citações bíblicas, o que revela o gosto, a importância e a utilização da Palavra de Deus pelo Santo de Assis. Já Regra Bulada, mesmo sendo mais jurídica, também contém várias citações bíblicas.

NoTestamento  que escreve aos frades, também apresenta muitas citações bíblicas. Ele passa a ser pronunciamento do desejo de Francisco  que, ao despedir-se dos irmãos, deixou sua vontade como herança e recordação.

O próprio Senhor quem revelou a São Francisco que deveria viver segundo a forma do santo Evangelho de nosso Senhor Jesus foi, como ele mesmo diz, “O Altíssimo mesmo me revelou que eu devia viver segundo a forma do santo Evangelho”.

Ao revelar-se a ele o Altíssimo, mostrou-lhe como viver radicalmente o Evangelho, em fraternidade, junto aos seus irmãos (primeiros companheiros):  anunciar e fazer  do Evangelho, sua regra de vida.

Ao escutarem os textos bíblicos São Francisco e seus primeiros companheiros os textos bíblicos na Igreja de São Nicolau, na festa de São Matias, as palavras ouvidas foram a resposta que eles procuravam.

Deus lhes pedia para colocarem-se no seguimento de Cristo:

A vida vivida segundo a forma do santo Evangelho é o seguimento de Cristo e o seguimento de Cristo é partilhar com ele o anúncio do Evangelho, que é uma pessoa, Jesus Cristo. Viver segundo a forma do Evangelho é viver segundo a forma de vida de Jesus Cristo, isto é, segui-lo.

Que neste mês dedicado a Biblia a exemplo de São Francisco de Assis, sejamos capazes de viver e compartilhar com os irmãos e irmãs a Palavra de Deus os dons que recebemos dele  gratuitamente no processo diário de conversão e aperfeiçoamento da vida.

Frei Renê Tomaz
Reitor do Santuário